Fábula Real [...]

  • setembro 22, 2009
  • By Pâm Cristina LF*
  • 9 Comments

22/09/2009 - por André Kfouri (Lance Net)
[...] Confira as idéias do autor do texto..e analisem...

Não. Luís Fabiano não é o melhor atacante do mundo. Amantes do futebol espalhados pelo planeta provavelmente não o escolheriam para seus times de fantasia. Messi, Ibrahimovic, Ronaldo português e, se bobear, até Eto’o, seriam mais assediados pelos “treinadores de computador”. Francamente, Luís Fabiano é muito melhor do que o Eto’o, mas esse não é o ponto aqui. O ponto é que se eu tivesse sido fisgado por essa mania chamada “fantasy”, LF seria o meu camisa nove. E todos os sinais indicam que seria o de Dunga, também.

Se a Copa do Mundo começasse amanhã, só haveria uma dúvida sobre o time titular: quem seria o lateral esquerdo? As outras questões estariam ligadas à formação do grupo. Divagações como a) quem seria o terceiro goleiro?, b) quem seria o reserva de Kaká?, e c) quem seria o reserva de Luís Fabiano?
Até junho de 2010, mais perguntas poderão surgir. Mas (toc-toc-toc…) algumas respostas deverão permanecer inalteradas. As camisas 1, 3, 9 e 10 da Seleção Brasileira são propriedades particulares, e intransferíveis. Uma campanha publicitária diz que Luís Fabiano tem o emprego mais difícil do mundo. Se o posto de centroavante do país do jogador de futebol fosse uma carreira universitária, a relação candidato/vaga seria coisa para maluco. E uma vez provado o uniforme, é preciso se manter vestido. Só há um jeito.

Luís Fabiano foi o artilheiro da Copa das Confederações, com cinco gols. É o artilheiro das Eliminatórias Sul-americanas, com nove. É o artilheiro da “Era Dunga (na prancheta)”, com dezenove. O Brasil venceu todos os onze jogos nos quais ele marcou. Fez três gols uma vez, dois gols seis vezes. Mas os números, mesmo ótimos, são só metade da equação. Aquele Luís Fabiano da cabeça quente, que entrava em órbita de repente, não existe mais. O atacante do Sevilha serve a Seleção Brasileira com atitude impecável. Joga contra a Estônia num campinho de casa de veraneio, com a mesma intensidade com que enfrenta a Argentina no caldeirão de Rosário. E faz gols importantes desde a época em que as coisas não iam bem, como nos jogos contra o Uruguai (no Morumbi) e Chile (em Santiago).


Quem o acompanha sabe que ele sempre foi um goleador prolífico, por causa das notas altas em todos os critérios de avaliação: chute com os dois pés, cabeceio, posicionamento, velocidade, força. A maturidade, processo que tem impacto em todas as qualidades e defeitos de um jogador, deixou de ser uma preocupação. Hoje, Luís Fabiano só preocupa os adversários.

Não dá para imaginar que a camisa usada por Ronaldo nas últimas três Copas tenha outro dono. Mesmo que o próprio Ronaldo (aprendi a não duvidar dele) se mostre em condições de ir a mais um Mundial. E seja chamado, o que é outra conversa.

Luís Fabiano não é um centroavante de fantasia. Seus gols são absolutamente reais. Seu nome não tem o tamanho ou o glamour das estrelas, mas isso pode ser questão de tempo.

Se você é um técnico virtual, faça como Dunga. Escale Luís Fabiano no seu time.

[...]

Esse texto foi publicado no dia 20/09/2009, o que acharam sobre os pensamentos do André Kfouri? Concordam? Deixa sua opnião sobre o assunto

"LuisFa, você é MAIOR e passa por cima de todos os críticos"
Participe da nossa Comunidade no ORKUT
♥_______________________________________________♥

You Might Also Like

9 comentários

  1. indiscutivelmente, o Fabigol está entre os 5 melhores atacantes da atualidade do futebol mundial...imagina se ele jogasse em um clube de ponta!!!

    abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pâm bom dia, texto muito bom, mais acho que o cara pecou em alguns momentos.
    Primeiro porque com o Futebol que o luis está jgoando tem tudo para se tornar o melhor do mundo, porque que ele fala que o Luis não pode ser o melhor do mundo? na minha opnião os jornalistas estão tudo com medo de ver o fabuloso como o melhor do mundo e ter que aturar ele na copa do mundo, sabe como é o ronaldetes.
    Segundo, não acho o eto, ibraimovick (sei lá como escreve) melhor que o Fabuloso,nunca!
    Terceiro não é todos os torcedores que querem a volta do gordo na seleção.

    Abração Pam e se cuida menina!

    ResponderExcluir
  3. Não tem o que dúvidar e esperar, LUIS FABIANO é titular da seleção é um dos melhores atacantes do mundo!

    ResponderExcluir
  4. esses jornalistas são um bando de comédia! Fala cada merda

    ResponderExcluir
  5. Fabuloso pode ser bom mas nada se compara ao ronaldo fenomeno!

    ResponderExcluir
  6. isso vai dar muita discussão até a copa do mundo!
    o luis ta jogando muito será que as pessoas não o valorizam? sempre em uma matéria sobre o fabuloso tem que ter ronaldo, eto no meio, pelo amor de deus!

    fabuloso artilheiro da copa do mundo 2014
    anota ai pam, vai ser ele!

    lindo *-*

    ResponderExcluir
  7. talvez ele não possa realmente ser o melhor do mundo no momento, mas ta jogando um bolão e ajudando a seleção. minha opnião

    ResponderExcluir
  8. nossa que discusão aqui. fabuloso vai ser o melhor do mundo e sempre o artilheiro tricolor

    ResponderExcluir
  9. o luis sempre vai ser citado nos textos dos jornalistas como o segundo ou quinto jogador, nunca será o primeiro

    ResponderExcluir