Tudo Sobre Luis Fabiano o Fabuloso

DO "BURACANÃ" PARA O MUNDO

Luis Fabiano Clemente nasceu no dia 8 de novembro de 1980, no bairro de Jardim Proença, em Campinas. Poucos anos depois, nos campos de terra batida do mesmo bairro nasceria o artilheiro Luis Fabiano. Desde pequeno, o brinquedo preferido era a bola e a principal diversão estufar as redes adversárias. Os primeiros chutes foram dados em um campo de terra próximo a casa em que morava, conhecido como "Buracanã", que como o próprio nome sugere ficava em uma área rebaixada e fazia os garotos sonharem em um dia jogar no maior estádio do mundo.

De lá Luis Fabiano foi direto para os campos de várzea de Campinas onde atuou por equipes amadoras como Alvorecer e Arco-íris. As partidas do artilheiro eram sempre acompanhadas de perto pelo avô Benedito, o maior incentivador de sua carreira. Nesse período, Luis Fabiano curiosamente atuava em outra posição: a meia-direita.

Mas para se tornar um jogador profissional, Luis teve que superar algumas barreiras, que quase o fizeram desistir do sonho. Com apenas 14 anos, em sua primeira tentativa de se tornar profissional, foi dispensado da equipe infantil do Guarani. Triste, ficou sem jogar durante um ano. Nesse período pensou em desistir, mas, em 1995, surgiu juma nova oportunidade de voltar aos gramados por um convite de um amigo que jogava na equipe juvenil do Ituano. Luis Fabiano passou no teste e, um ano depois, transferiu-se para a Ponte Preta, realizando um sonho antigo do avô que era torcedor fanático da Macaca.

Na Ponte, Luis Fabiano teve um crescimento rápido: despontou na Copa São Paulo de Juniores de 1998, quando a Ponte Preta foi vice-campeã, perdendo do Internacional (RS) nos pênaltis. Sagrou-se vice-artilheiro da competição, com cinco gols, e foi eleito um dos destaques da Copa daquele ano. Ainda em 98, estreou pela equipe profissional da Macaca e transformou-se em um dos principais artilheiros da equipe. Participou da campanha que levou a Ponte de volta à 1ª divisão do Campeonato Paulista e do plantel que levou o time campineiro às finais do Campeonato Brasileiro de 1999. Permaneceu na Ponte até o ano de 2000, quando se transferiu para o Rennes da França.

Com apenas 19 anos de idade, Luis Fabiano ficou no clube francês por um semestre, mas não teve muitas oportunidades de atuar. Em 2001, apareceu a chance de voltar a jogar no Brasil. O São Paulo o contratou por empréstimo e Luis Fabiano realizou uma boa temporada. Logo no jogo de estréia como titular, contra o Botafogo, no Maracanã, marcou dois gols e ajudou a equipe a conquistar o título do Torneio Rio-São Paulo. No total, marcou 30 gols em 49 jogos em 2001, com média de 0,61 gol por jogo.

No primeiro semestre de 2002, o artilheiro voltou ao Rennes, que ainda detinha os seus direitos federativos, mas permaneceu por apenas seis meses, pois na segunda metade do ano foi contratado em definitivo pelo São Paulo Futebol Clube.

Nova fase - SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

O Campeonato Brasileiro de 2002 marcou o início de uma nova fase na carreira de Luís Fabiano. Satisfeito pelo fato da diretoria do São Paulo apostar em seu futebol e contratá-lo por um valor alto para os padrões nacionais (cerca de US$ 2 milhões), o jogador foi artilheiro da competição, com 19 gols, e passou a ter uma grande identificação com a torcida são-paulina. A média de gols do jogador também aumentou significativamente: em apenas um semestre, Luis Fabiano marcou 21 gols em 25 jogos - média de 0,84 gol por jogo.

Em 2003, Luis Fabiano foi artilheiro do campeonato paulista e vice-artilheiro do campeonato brasileiro e da Copa do Brasil. Mas o maior feito foi a contribuição do atacante para que o São Paulo atingisse um objetivo que o clube já perseguia há quase dez anos: voltar disputar a Taça Libertadores da América.

Em 2004, Luis Fabiano ajudou o São Paulo a chegar à fase semifinal da Taça Libertadores da América. O artilheiro ainda sagrou-se artilheiro da competição com oito gols.

Com apenas 23 anos, Luis Fabiano tornou-se um dos maiores artilheiros da história do São Paulo Futebol Clube. Com 118 gols em 160 partidas disputadas pelo tricolor, o jogador possui a segunda maior média de gols da história do clube (0,74 por jogo), atrás apenas do lendário Arthur Friendereich, considerado o Pelé dos anos 20.

De volta à Europa - PORTO FC

No segundo semestre de 2004, Luis Fabiano voltou ao futebol europeu com o objetivo de ser reconhecido como um dos melhores atacantes do mundo. E para alcançar esse objetivo não haveria uma equipe melhor do que o FC Porto, então campeão europeu e português.

Em sua chegada, Luis Fabiano foi recebido por três mil torcedores no estádio do Dragão, na cidade do Porto. Entretanto, sua passagem pela equipe portuguesa foi apagada: ele não se firmou na equipe e viveu uma de suas piores fases. Em 2005, foi contratado pelo Sevilla.

Na Espanha, voltou a jogar melhor, e passou a jogar - e marcar gols - com maior frequência na equipe que conquistou a Copa da Uefa em 2005/06, Supercopa Européia 2006 , Copa da UEFA 2006/2007, Copa da Espanha 2007, Supercopa Espanha 2007 , fora os torneios disputado pelo time na temporada, ganhou o prêmio de melhor jogador 2007 pelo Sevilla e por ai vai......

Seleção Brasileira

Pela Seleção Brasileira, Luís Fabiano recebeu sua primeira convocação em um amistoso contra a Nigéria em 2003, quando estava em grande fase pelo São Paulo. Neste jogo, Luís Fabiano marcou um gol. Depois disso passou a receber algumas outras convocações para as eliminatórias da Copa do Mundo e outros amistosos, como um contra a Hungria, onde ele marcou dois gols.

Foi convocado para disputar a Copa América de 2004, na qual foi titular e talvez o grande nome do Brasil para o torneio. Mas quem acabou brilhando mesmo foi o atacante Adriano, que foi o grande heroi do título.

Em novembro de 2007, o atacante Afonso Alves, convocado para a disputa das eliminatórias, sofreu uma contusão, e o técnico Dunga, acabou chamando Luís Fabiano para substituí-lo.

Ele enfim voltou a jogar pela Seleção, após entrar no segundo tempo do jogo diante do Peru, que terminou empatado. Mas o melhor ainda estava reservado para ele: No jogo contra o Uruguai, em pleno Morumbi, Luís Fabiano foi escalado como titular e marcou os dois gols da vitória de 2 a 1.

O ano de 2008 foi mágico para Luís Fabiano na seleção. Além de ótimos desempenhos e gols com a camisa canarinho, o ex-são paulino fechou o calendário brasileiro neste ano em grande estilo: fez três dos seis gols da seleção contra Portugal, em um amistoso realizado no Brasil e foi o artilheiro da seleção no ano.

Em 2009, na disputa da Copa das Confederações, Luís Fabiano terminou como artilheiro, com cinco gols em cinco jogos, além de ter sido eleito o segundo melhor jogador da competição.

Times que o Fabuloso já defendeu a camisa:

Guarani/SP: 1995
Ituano/SP: 1997
Ponte Preta/SP: 1998-2000
Rennes/FRA: 2000
São Paulo/SP: 2001
Rennes/FRA: 2002
São Paulo/SP: 2002-30/08/2004
Porto/POR: 31/08/2004-06/2005
Sevilla/ES: 2005

Títulos & Prêmios

São Paulo

* Torneio Rio-São Paulo: 2001

Porto

* Mundial Interclubes: 2004

Sevilla

* Copa da UEFA: 2006, 2007
* Copa do Rei, 2007 e 2010
* Supercopa Européia: 2006
* Copa da Espanha: 2007
* Supercopa da Espanha: 2007

Brasil

* Copa América: 2004
* Copa das Confederações: 2009

Individuais

2002 :: Artilheiro do Brasileirão (com 19 gols)

2003 :: Artilheiro do Paulistão (com 8 gols)

2003 :: Bola de Prata da Revista Placar, prêmio concedido aos melhores 11 jogadores da temporada na Série A

2003 :: Artilheiro Campeonato Paulista (8 gols)

2004 :: Artilheiro da Copa Libertadores (com 8 gols)

2009 :: Artilheiro da Copa da Espanha de 2009 (7 gols)

2009 :: Artilheiro da Copa das Confederações de 2009 (5 gols)

2009 :: Segundo melhor jogador da Copa das Confederações de 2009


"LuisFa, você é MAIOR e passa por cima de todos os críticos"
Participe da nossa Comunidade no ORKUT
♥_______________________________________________♥

You Might Also Like

27 comentários

  1. Linda a história do Fabuloso, com todas as dificuldades que ele passou não desistiu dos seus sonhos e hj é um dos melhores do mundo.
    Bjus**

    ResponderExcluir
  2. é um grande jogador, ele esta de parabens.

    ResponderExcluir
  3. Impresionante post.
    La historia de Luis Fabiano extractada!!!

    Besos Pam.

    ResponderExcluir
  4. Mais que fase ruim o Luis passou para virar o Fabuloso, muito bom este seu post Pâm, mandou bem parabéns.
    O cara joga bem, mas perde muito fácil a cabeça, é um jogador que depende muito de uma psicologa ao lado, mas nada que o tira o rotulo de goleador!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. O CARA JOGOU BEM NO SÃO PAULO!
    Praticamente dominou o time sozinho, grande artilheiro.

    ResponderExcluir
  6. Os são paulinos tem que agradecer a Ponte preta por ter revelado o Fabigol, senão até hoje ninguem saberia quem ele é.
    Ótimo o blog!

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem minha jovem? Muito lindo esse seu post, lindas as fotos, linda a história desse craque. Parabéns e tenho certeza do orgulho do Luis de poder ter uma fã assim que nem você!
    Meus Parabéns
    Marcia

    ResponderExcluir
  8. historia de um goelador sempre começa na periferia, e do fabuloso não poderia ser diferente.
    grande goleador!

    ResponderExcluir
  9. buracanã? o que é isso algum campo? gostei a história é linda ele é lindo

    ResponderExcluir
  10. Impossível não citar ele como craque, fez história no São Paulo, representou muito o time!

    ResponderExcluir
  11. FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE
    FABULOSO GOLEADOR, CRAQUE

    ResponderExcluir
  12. esse cara joga demais

    ResponderExcluir
  13. juninho(RIO CASCA MG)04 dezembro, 2009

    Fabuloso, vc é tudo vc é Saopaulino vc é Independente,e me arrepia quando lembro de vc cruzando o braço apos fazer um de seus gols para o tricolor, agora é rumar a ser o melhor jogador da copa de 2010. abrss felicidades

    ResponderExcluir
  14. é um campeão! é o fabulosoo! Nego do meu coração, amo de paixão!
    Ele merece todos os elogios, é um grande jogador de futebol!
    Beijos te aodro Luis

    ResponderExcluir
  15. luiz fabiano volta para o são paulo nós te amamos o sao paulo ta doido pra vc volta volta luiz fabiano volta seu lugar e no são paulo bjosss de sua fã

    ResponderExcluir
  16. LEMBRO QDO O LUÍS FABIANO JOGAVA NO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE..

    SÃO PAULO X LDU NA LIBERTADORES..

    O LUIS FABIANO FEZ UM GOL E UM REPORTE PERGUNTO PRA ELE OQUE SIGNIFICOU O TIME DO LDU PRA VOCÊ LUIS FABIANO ???

    E ELE RESPONDEU ASSIM :
    LDU = LUIS DEIXO UM...

    FOII IRADO ESSE DIA ESTAVA VIBRANDO PRA CARALHO NA ARQUIBANCADA...

    LUIS FABIANO É CRAQUE D+..

    JOGA MUITA BOLA..

    PARABÉNS LUIS FABIANO MUITAS FELICIDADES DE UM AMIGO QUE VOCÊ NÃO CONHECE MAIS SEMPRE TORCEU PRA VOCÊ E SEMPRE TORCERA..TENHO MUITA FÉ QUE UM DIA VOCÊ RETORNARÁ PARA O SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE..SÉRIA UM OTIMO PRESENTE PRA MIM E PARA TODOS OS TORCEDORES DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE..

    ABRAÇOoO C£C£µ...!¿

    ResponderExcluir
  17. LUIS FABIANO VC EO MELHOR JOGADOR DO MUNDO INTEIRINHO VC E TUDO DE BOM QUE EXISTE NO MUNDO (EU AMEI O JOGO)BRASIL 3X1 COSTA DO MARFIM 999(VC FEZ UM GALAÇO,GOL IGUAL A AQUELE NINGEM FAZ

    (SO O FABULOSO)

    ResponderExcluir
  18. LUIS FABIANO VC EO MELHOR JOGADOR DO MUNDO INTEIRINHO VC E TUDO DE BOM QUE EXISTE NO MUNDO (EU AMEI O JOGO)BRASIL 3X1 COSTA DO MARFIM 999(VC FEZ UM GALAÇO,GOL IGUAL A AQUELE NINGEM FAZ

    (SO O FABULOSO)

    ResponderExcluir
  19. Fabuloso, sou sua fã sua atuação na COPA está simplesmente espetacular...
    Parabéns .. fabigol

    ResponderExcluir
  20. Fantáticoooo....
    parabéns pela bela atuação;;;;

    ResponderExcluir
  21. genti eu sou apaixonada pelo luiz fabiano daria tudo pra ele saber q eu existo alem d sewr um otimo jogador e ser do tricolor e a loucura da mulherada

    ResponderExcluir
  22. ja que é um fã clube do luis . gostaria de saber se voces saber quem patrocinava o luis fabiano antes de ir ela para o porto? abraços

    ResponderExcluir
  23. Da para assistir a FOX Sports por esse site www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  24. o meu esposo é fanático por por o luiz fabiano que eu tenho um filho de dois anos e o nome dele é luiz fabiano.o meu marido ele é doente por o fabuloso

    ResponderExcluir