Luis Fabiano e Ponte Preta


O regresso de Luis Fabiano ao Moisés Lucarelli, para começar a carreira de coordenador de futebol depois de anunciar oficialmente a aposentadoria dos gramados, causa um sentimento de nostalgia ao torcedor da Ponte Preta. Muitos viram o menino então chamado só de Fabiano surgir com brilho na base do clube e depois acompanharam toda a carreira no São Paulo, no futebol europeu e também na seleção brasileira.

Agora, Luís Fabiano volta ao Majestoso para uma função na qual nunca esteve em meio a expectativa da torcida, dividida entre a esperança de que sua experiência como astro do futebol mundial possa fazer a Macaca ter um 2022 mais competitivo, e a preocupação de quem ainda "olha torto" para a versão dirigente do ex-atacante.

Mas e quem não viu a carreira de Fabuloso como jogador no Majestoso? Após o anúncio, na segunda-feira, de que o ex-atleta será o novo coordenador de futebol da Ponte Preta, o ge conta toda a trajetória do artilheiro na Alvinegra. Assista abaixo todos os gols do atacante com a camisa da Macaca como profissional e relembre toda a história dele enquanto esteve em Campinas

Explosão na Copinha
O talento de Luis Fabiano Clemente foi quase inquestionável em toda a carreira. Quase. Entre dezembro de 1997 e janeiro de 1998, o jogador não era, digamos, uma unanimidade nos corredores do Moisés Lucarelli. Tanto é verdade que foi o último inscrito da Ponte para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1998. Era um garoto de 17 anos, ou seja, abaixo da média de idade do time, e recebeu a camisa 24, número total de atletas do elenco alvinegro.

"Eu era o último da lista, número 24, sem esperança nenhuma. Aí pintou uma oportunidade e eu procurei agarrá-la".

Fabiano, como era chamado à época, mostrou logo a que veio. De opção no banco, virou, ao lado do zagueiro Rodrigo, um dos destaques da equipe vice-campeã e comandada por Marco Aurélio Moreira. O atacante de 17 anos marcou cinco gols, o mais bonito deles de bicicleta, nas oitavas de final contra o Santo André. Ele desfalcou o time nas quartas de final, suspenso (algo que foi comum durante toda a carreira), e depois ainda desperdiçou uma cobrança na disputa de pênaltis na decisão contra o Internacional, do zagueiro Lúcio, que seria seu companheiro na Seleção e no São Paulo.


A história de Fabiano na base também conta com uma participação decisiva em um dérbi pelo Campeonato Paulista. O atacante deixou sua marca contra o rival Guarani. O lance teve sabor especial, já que, até os 14 anos, ele atuou na base bugrina.

Sucesso no time de cima
O futebol mostrado na Copinha chamou atenção da diretoria e da comissão técnica do time principal, que logo o promoveu ao elenco de cima. O primeiro gol não demorou a sair: no dia 18 de fevereiro de 1998, contra o Mirassol, pela Série A2 do Campeonato Paulista, Fabiano aproveitou um vacilo do goleiro, fez o desarme dentro da área e balançou as redes no Moisés Lucarelli. As oportunidades diminuíram aos poucos, mas o jovem marcou outras duas vezes, contra Sport e Vitória, já na campanha da Macaca no Brasileirão.

A explosão definitiva aconteceu em 1999. Aos 18 anos, Fabiano marcou dez vezes e foi o artilheiro da Ponte na campanha do acesso à elite do Paulistão. Entre os momentos inesquecíveis da campanha, estão um gol contra o Juventus, que garantiu a vitória por 1 a 0 aos 43 minutos do segundo tempo, e mais os dois gols que abriram caminho para a goleada por 5 a 0 sobre o Mirassol, no jogo que confirmou a promoção, dia 18 de julho. O atacante atuou a reta final no sacrifício, pois estava com o pé fraturado.


Destaque na Série A2, Fabiano ficou afastado de boa parte da campanha no Campeonato Brasileiro por causa da fratura. Voltou na reta decisiva a tempo de infernizar a defesa do São Paulo, adversário nas quartas de final. Ajudou a Ponte a virar o segundo jogo para 2 a 1, no Majestoso, e fez um gol no jogo seguinte, mas não conseguiu evitar a derrota por 3 a 2, que eliminou o time alvinegro.

O artilheiro ainda disputou o primeiro semestre de 2000 pela Ponte Preta, com 11 gols no Paulistão e mais um pela Copa do Brasil. Entre os momentos inesquecíveis, estão os dois gols na vitória por 2 a 0 sobre o Araçatuba, quando saiu do banco de reservas, o golaço no 1 a 1 com o Vasco no Rio de Janeiro e o último gol pelo clube, que garantiu o triunfo por 1 a 0 sobre o Rio Branco. Ao todo, foram 26 gols em 70 partidas, sempre com repertório variado.


Convulsão e adeus
Um dos últimos momentos da carreira de Fabiano na Ponte até hoje é lembrado com certa apreensão. O atacante sofreu uma convulsão em uma partida contra o Palmeiras, pela primeira fase do Campeonato Paulista. Ele disputou uma bola pelo alto com o volante Tiago e caiu desacordado no gramado. Encaminhado a um hospital de Campinas, passou dois dias internado antes de retomar a carreira. O caso deixou lembranças, mas não sequelas.

- Só recordo da bola vindo, eu olhando no cruzamento. Depois do choque, não lembro de mais nada (...). De repente você acorda, não lembra de mais nada, não reconhece ninguém. Foi muito ruim para mim, espero que não aconteça de novo. Vi o lance na televisão, meus companheiros preocupados. Graças a Deus estou recuperando novamente, sem problema nenhum. Não vejo a hora de voltar a treinar - disse o atacante, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, à época.

Tempos depois, Fabiano foi negociado em definitivo pela Ponte Preta. O atacante entrou no pacote da transferência do meia Vander para o Rennes, da França, que pagou R$ 13 milhões pela dupla. Na época, era o meio-campista que chamava atenção dos europeus, mas o tempo se encarregou de mostrar quem foi maior. Vander ainda defendeu Cruzeiro e Vitória na volta ao Brasil, mas encerrou a carreira em 2010 depois de passagens por Rio Branco-ES, União São João e Tigres.

Fabiano, por sua vez, virou Luis Fabiano com a camisa do São Paulo, clube pelo qual é o terceiro maior artilheiro da história (212 gols). Na Europa, também vestiu as camisas de Porto e Sevilla, além do Rennes, foi camisa 9 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Atuou ainda na China e no Vasco.

Fonte: Globo Esporte

Siga-nos pelo Twitter - http://www.twitter.com/FC_OFABULOSO

Veja vídeos do Fabuloso no Youtube - http://www.youtube.com.br/fcofabuloso

Saudações Fabianistas*

You Might Also Like

0 comentários